top of page

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:1-3

Qual o preço de uma cultura?

O povo Rikbaktsa habita três territórios amazônicos ao norte do estado do Mato Grosso, às margens do rio Juruena. 

No fim dos anos 40, barões da borracha financiaram missionários católicos para entrar em terras Rikbaktsa com o objetivo de ‘pacificar famílias’. A série de invasões resultou na morte de 75% da população Rikbaktsa por conta de doenças como a gripe e o sarampo. 

Além disso, crianças eram obrigadas a deixar suas famílias para morar em escolas católicas, onde eram obrigadas a trabalhar e a aprender portugues,  sendo proibidas de falar o próprio idioma.

Com o passar das décadas, o idioma Rikbaktsa foi perdendo força, sendo que atualmente são raros os anciãos que ainda o praticam.

Com o objetivo de reavivar o idioma, comunidades Rikbaktsa dos três territórios se uniram para reforçar as práticas culturais e repassá-las para os jovens. 

Em 2019, um grupo de mais de sessenta indígenas Rikbaktsa embarcou em uma expedição de 7 dias pela bacia do rio Juruena, entre crianças e anciãos, para mapear espaços importantes do território, conhecidos apenas por tradição oral, a bordo de 10 pequenos barcos. 

Durante a expedição, técnicas de caça e pesca eram ensinadas, além de palavras e frases no idioma originário.

Um mes após a expedição, já no conforto das aldeias, crianças a jovens aprendiam técnicas de produção de artefatos como colares, cocares e pulseiras, todos cruciais para manter as tradições vivas.

Territórios e tradições Rikbktasa são ameaçados por meio de projetos de construções de hidrelétricas que alagariam locais sagrados e colocariam em risco a vida de animais importantes para a cultura.

Acompanhe a série divida em duas partes.

igo2.jpg

Em uma expedição de 7 dias pela bacia do rio Juruena no território Rikbaktsa, um grupo com 60 pessoas, entre crianças e anciãos, se reuniram para mapear espaços importantes do território, conhecidos apenas por tradição oral, em uma expedição de etnomapeamento, a bordo de 10 pequenos barcos.

POS 02.jpg

RIKBAKTSA 
PT 1: A EXPEDIÇÃO

BRASIL, 2019

bottom of page